Museu Pelé agora tem audiodescrição

por | 1 mar, 2017 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Os visitantes com deficiência visual que comparecerem ao Museu Pelé, em Santos (SP), contam agora com o auxílio da audiodescrição realizada por monitores para ‘ver’ todos os itens e painéis expostos sobre o rei do futebol. A moradora de São Bernardo do Campo, Dinacleia Galdino, de 39 anos, esteve hoje na cidade e conheceu o museu pelas palavras do monitor Cássio Quintanilha.

Dinacleia descobriu, durante a visita de 1h30, detalhes da vida e história do ex-jogador conhecido em todo o mundo. Deficiente visual desde os 11 anos, ela chegou ao Museu Pelé acompanhada do cão-guia Ellie e um grupo de amigos chilenos.

De acordo com a Secretaria de Turismo de Santos, o Museu Pelé já conta com acessibilidade arquitetônica desde sua inauguração, mas essa foi a primeira vez que o equipamento realizou audiodescrição para os visitantes com deficiência visual. Além de informações sobre a história dos objetos expostos, na audiodescrição o monitor também faz a descrição dos objetos em si.

Paulo Romeu, criador do Blog da Audiodescrição, conta que esta era uma iniciativa muito esperada pelos admiradores cegos do “Rei do Futebol”. “Em 2010 publicamos uma matéria em nosso blog informando que a curadoria e os patrocinadores tinham a intenção de que o Museu Pelé seria inaugurado com recursos de acessibilidade comunicacional para os visitantes cegos e surdos. A inauguração, inicialmente prevista para 2012, aconteceu em 2014 e a audiodescrição somente agora em 2016. Tardou mas não falhou!”

Dinacleia, acompanhada de seu cão-guia, visita o Museu Pelé. O monitor descreve os objetos para ela.

Sobre o Museu Pelé

O Museu Pelé foi inaugurado em junho como parte dos eventos paralelos à Copa do Mundo FIFA 2014. Instalado nos Casarões do Valongo, imóvel do século XIX que sofreu dois incêndios e foi totalmente reconstruído, o Museu Pelé apresenta camisas, chuteiras, bolas, condecorações, troféus, bola de meia e a caixa de engraxate, entre muitos outros itens do acervo pessoal do “maior Atleta do século XX&quot.

O acervo do Museu Pelé conta com 2.354 peças, expostas em sistema de rodízio, de acordo com o tema da mostra (a primeira foi “4 Copas e 1 Rei”). Nos 4.134 m2 do Museu Pelé, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos sobre a história do “Rei do Futebol”.

Serviço

Museu Pelé
Largo Marquês de Monte Alegre nº 1 – Valongo
Info.: (13) 3233-9670
Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h – a bilheteria fecha 1h antes.
Temporada de férias: a bilheteria do Museu Pelé abrirá uma hora mais cedo, às 9h, nos dias 7, 14, 21, 22, 28 e 29 de janeiro, e nos dias 4, 5, 10, 11, 15, 17, 18, 19, 23, 24 e 25 de fevereiro.
Ingresso: R$10. Gratuito para crianças de até 10 anos e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da rede pública (municipal, estadual e federal); 50% de desconto para estudantes, pessoas com deficiência e acompanhante, professores da rede pública de ensino e pessoas com mais de 60 anos. Aos domingos, a entrada custa R$5 para todos os visitantes.

Fonte: Blog da audiodescrição

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });