Clássico do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, o livro O Pequeno Príncipe está ganhando uma versão audiovisual totalmente acessível elaborado pelo Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – projeto do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) que é executado pela OSCIP Mais Diferenças. A obra, que está em fase de finalização, fará parte do acervo acessível que o Projeto irá disponibilizar para as dez bibliotecas participantes, entre elas a Biblioteca Pública do Estado da Bahia – unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (FPC/SecultBa).

O Pequeno Príncipe, juntamente com o livro Relíquias da Casa da Velha, de Machado de Assis, foi escolhido através de uma votação de livros de domínio público realizada entre as bibliotecas do Projeto, para receber os recursos de acessibilidade. Além dessas duas obras, outros oito livros que não são de domínio público serão selecionados pelo projeto para ganharem a versão audiovisual acessível e serem disponibilizados para as bibliotecas até janeiro de 2016. As obras contarão com narração com audiodescrição das ilustrações, tradução para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), legenda, Daisy (Digital Accessible Information System), texto em letra ampliada e versão para leitura fácil. Futuramente, as obras serão disponibilizadas na internet para as bibliotecas de todo o país.

Para Ivana Lins, diretora da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, as versões audiovisuais e acessíveis dessas obras vão contribuir para a diminuição das diferenças entre os leitores com deficiências e os que não possuem deficiências. “Se o texto se torna acessível e chega na mão do leitor com deficiência, deixa de haver diferenças, porque a maior diferença diante de um texto entre o leitor com deficiência visual e o leitor vidente, por exemplo, é que o leitor vidente se apropria imediatamente do texto pela maior facilidade na leitura. Então esses livros acessíveis diminuem as diferenças, a partir do momento em que eles estão disponíveis pala o leitor deficiente com o auxilio dessas tecnologia”, afirma Ivana Lins.

Acessibilidade em Bibliotecas Públicas – O Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas selecionou através do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) dez bibliotecas públicas brasileiras para receberem, ao longo de um ano, qualificação profissional, melhorias no acervo, novos equipamentos, e outras ações que contribuam para torna-las referência em acessibilidade na área. A Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) foi selecionada, junto com outras nove unidades em todo o país, após uma série de visitas e levantamento de dados realizados pelo SNBP e pela OSCIP Mais Diferenças.

Sistema – As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas, a de Extensão, com duas bibliotecas móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria técnica para mais de 400 bibliotecas públicas municipais, comunitárias e espaços de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Fonte: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

" });