Muitas vezes as pessoas com deficiência são privadas de participar de atividades culturais e de lazer por falta de adaptações específicas. Segundo o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, 23,9% da população brasileira possui algum tipo de deficiência.

Confira quatro dicas de espaços de cultura e lazer acessíveis na cidade de São Paulo.

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Com 4 mil metros quadrados, essa biblioteca, localizada no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, oferece todo mês uma programação cultural diversificada, incluindo cursos, oficinas, apresentações teatrais, musicais e exposições. O local possui equipamentos que auxiliam pessoas com deficiência, como reprodutor de áudio, régua braile, computadores com leitor de tela e ampliador de caracteres.

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros
Tel.: (11) 3024-2500
Funciona de terça a domingo, das 10h às 19h
Site.

Museu Afro Brasil

O museu conta com um acervo com mais de 6 mil obras de autores brasileiros e estrangeiros produzidas desde o século XVIII até os dias de hoje, incluindo documentos, pinturas, esculturas e fotografias sobre a cultura africana e afro-brasileira. A instituição atende pessoas com deficiência física, visual, intelectual e auditiva. Visitas inclusivas podem ser agendadas.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, Parque Ibirapuera (Portão 10)
Tel.: (11) 3320-8900
Funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h
Site.

Museu de Zoologia da USP

O órgão faz estudos sobre animais, especialmente sobre a fauna da América do Sul e da América Central. Com um dos maiores acervos da América Latina, o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo conta com uma biblioteca que oferece exposições e publicações. A instituição possui acessibilidade para pessoas com deficiência física, visual e intelectual. Visitas inclusivas podem ser agendadas, mas também há recursos para visitas sem marcação.

Endereço: Avenida Nazaré, 481, Ipiranga
Tel.: (11) 2065-8100
As visitas às exposições acontecem de quarta a domingo, das 10h às 17h (entrada até as 16h30)
Site.

Itaú Cultural

Há quase 30 anos em funcionamento, o espaço oferece exposições, cursos e espetáculos de dança, além de 30 mil documentos sobre arte e cultura brasileira. O local é acessível para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e intelectual.

Endereço: Avenida Paulista, 149
Tel.: (11) 2168-1776 / 2168-177
Funciona de terça a sexta, das 9h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Site.

Para conhecer mais lugares acessíveis em São Paulo, incluindo museus, teatros, centros culturais, cinemas, casas de espetáculos e bibliotecas, visite o Guia de Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo, desenvolvido pelo Instituto Mara Gabrilli. O Guia lista 251 locais.

Fonte: Catraca Livre

" });