As placas informativas que compõem a sinalização turística de Manaus para a Copa do Mundo foram lançadas no fim da tarde desta terça-feira (29), pelo governador do Amazonas, José Melo. A solenidade ocorreu no Complexo Turístico da Ponta Negra, situado na Zona Oeste da capital. Ao todo, 400 placas serão instaladas em diversos pontos para guiar os turistas que visitarão a cidade durante o evento futebolístico. Sinalização deve contar com tradução para o inglês, espanhol e braile.

A primeira fase da sinalização deve contar com o aporte financeiro de R$ 2 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do Ministério do Turismo. Além das placas, 89 totens devem ser instalados nas plataformas do Sistema BRS, com informações sobre linhas de ônibus, acessos possíveis para a Arena da Amazônia, além de números para contatos e endereços de hospitais e delegacias da capital.

Dos 89 totens, 15 deles são de identificação de espaços culturais, que foram produzidos pela Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas (SEC), com tradução para o inglês, espanhol e braile. As sinalizações devem ficar localizadas nos locais correspondentes ao quadrilátero da Copa, que inclui as Avenidas Djalma Batista, Constantino Nery e Torquato Tapajós, bem como na Ponta Negra, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Centro da capital.

De acordo com o governador José Melo, utilizar o braile nas sinalizações faz parte do projeto de acessibilidade do governo. “O que nós estamos fazendo hoje aqui é ‘passar o batom na boneca’. Asfaltamos as ruas, fizemos a Ponta Negra linda e maravilhosa, fizemos o estádio mais bonito do Brasil. Uma placa dessa pra quem tem que utilizar o braile, é tão importante quanto aquele que sabe a língua portuguesa, francesa ou espanhola”, disse.

Segundo Melo, a instalação das placas possibilitará maior apoio turístico para a capital. “Essas placas do ponto de vista turístico são fundamentais para dar todas as condições àqueles que virão para cá, fazendo com que encontrem uma bela cidade além de se transformar em uma herança positiva e importante para o nosso povo no dia a dia”, contou.

Fonte: G1

" });