Museu Índia Vanuíre recebe projeto de acessibilidade para a exposição de longa duração ‘Tupã Plural’

por | 24 dez, 2012 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

O Museu Histórico Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), tem o prazer de apresentar o seu novo Programa de Acessibilidade, implantado na exposição de longa duração “Tupã Plural”. O objetivo dos materiais é ampliar a participação e compreensão dos conteúdos, principalmente para os públicos com deficiências, sejam elas visuais, auditivas, físicas e intelectuais.

Elaborado pela museóloga e doutora pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), Amanda Pinto da Fonseca Tojal, a ação inclui – em pontos estratégicos dos núcleos expositivos do museu – objetos multissensoriais, como maquetes, reproduções em relevo e réplicas de objetos etnológicos que poderão ser apreciados não somente de forma visual, mas também por meio da sensibilidade do toque e de outros sentidos. O investimento para a consolidação do programa, feito pelo Governo do Estado de São Paulo, foi no valor de R$ 210.000,00 reais.

Complementa o projeto a adaptação dos vídeos apresentados na exposição, incluindo audiodescrição para pessoas com deficiência visual, além de legendas em português e apresentações em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Dessa forma, a ação compreenderá o atendimento do público com deficiência, que poderá agendar visitas mediadas por educadores capacitados.

Além dos materiais de acessibilidade para a exposição “Tupã Plural”, o museu está fisicamente apto para receber o público deficiente. Possui corrimãos, rampas, banheiros adaptados e piso tátil, além de uma programação específica para o público com deficiência, desenvolvida em parceria com a Clínica Dom Bosco, o projeto “Museu e Cidadania”.

A implantação do Programa de Acessibilidade é mais uma importante contribuição para a socialização dos espaços culturais e museológicos e pode ser considerada uma referência em museus do Estado de São Paulo.

Fonte: BrandPress 

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });