Procuradoria quer transporte gratuito de cadeira de rodas na cabine dos aviões

por | 5 nov, 2012 | Turismo Adaptado | 5 Comentários

O Ministério Público Federal em São Paulo protocolou na segunda-feira (22/10) uma ação civil pública contra a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), com pedido de liminar, para garantir o transporte gratuito de cadeiras de rodas por todas as companhias aéreas que atuam no Brasil.

Atualmente, a resolução 9/2007 da Anac, determina que as cadeiras de rodas sejam transportadas gratuitamente no interior da aeronave junto aos passageiros “quando houver espaço disponível ou serão consideradas como bagagens prioritárias”.

“Basta às empresas aéreas dizer que inexiste espaço no interior da cabine [o que é evidente] para poderem transportar as cadeiras de rodas no compartimento de bagagens e, com isso, cobrarem valores até mesmo superiores aos das passagens aéreas por tal transporte”, diz na ação o procurador Jefferson Aparecido Dias

Na ação, Dias pede que a Anac seja obrigada a mudar a regulamentação para garantir o transporte gratuito e incondicional de cadeiras de rodas, “independente de seu peso e local”. A Promotoria solicita ainda que a agência fiscalize e puna as companhias aéreas que continuarem cobrando pelo transporte.

“Ao negar o transporte da cadeira de rodas de forma gratuita, sob o argumento falacioso de que ‘inexiste espaço no interior da cabine’, as empresas aéreas, com anuência da Anac, violam de forma clara os direitos fundamentais das pessoas com deficiência”, diz o procurador na ação.

A ação também pede que seja aplicada uma multa diária, não inferior a R$ 1.000 caso a agência descumpra a decisão judicial.

OUTRO LADO

Em nota, a Anac disse que só se manifestará após ser notificada. A TAM e a Gol informaram que não cobram pelo serviço e que também não irão comentar a ação do Ministério Público Federal.

Fonte: Folha de S. Paulo

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

5 Comentários

    • Ricardo Shimosakai

      Na verdade, as cadeiras de rodas já são transportadas gratuitamente, porém elas são despachadas como bagagem. Então a mudança seria erem transportadas junto dos passageiros, como se fossem bagagens de mão. Seria difícil devido ao tamanho, mas também eliminaria grandes esperas até a cadeira chegar. E como costumam dizer, a cadeira de rodas é como se fosse parte de nosso corpo, então seria coerente serem transportadas junto a nós.

      • Paulinha Marchesan

        Exatamente o que eu acho, Ricardo. Se o termo “portador” de deficiencia caiu porque a pessoa não é portadora, nada mais justo que a cadeira seja transportada junto.

        • Ricardo Shimosakai

          Temos que humanizar a figura da cadeira de rodas. Ela sempre é tratada como um simples objeto, e dai sofre agressões e também é ignorada em diversas situações.

          • Paulinha Marchesan

            Exatamente! Pode deixar que vou divulgar teu blog!

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });