Lançado edital para construção da Rua da Cidadania Cajuru

por | 28 ago, 2011 | Turismo Adaptado | 0 Comentários

Foi autorizado em julho o lançamento do edital de licitação para as obras de construção da Rua da Cidadania Cajuru, empreendimento de R$ 11 milhões financiado com recursos captados pela Prefeitura no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do programa Pró-Cidades. O anúncio foi feito no Salão Brasil, na Prefeitura de Curitiba. A Administração Cajuru abrange cinco bairros, com uma população de aproximadamente 111 mil pessoas.

Projetada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a nova Rua da Cidadania será construída perto do Terminal Capão da Imbuia, no quadrilátero entre as ruas Professor Nivaldo Braga, Pandiá Calógeras, Professora Olga Balster e avenida Prefeito Maurício Fruet.

Atualmente, a Regional Cajuru funciona numa sede alugada, na rua Luiz França. O novo prédio de 11 mil metros quadrados terá três pavimentos e uma grande praça de convivência como entrada principal. Escadas e três elevadores garantem a acessibilidade.

“A obra será também um marco visual na região, e foi projetada com base num estudo de necessidades atuais, levando em consideração o crescimento futuro dos serviços oferecidos e da população atendida”, conta o presidente do IPPUC, Cléver de Almeida.

Serviços e Lazer – Numa das laterais do térreo ficará o setor de Esporte e Lazer como quadra coberta e estrutura de apoio: Sanitários, vestiários, salas de ginástica. Ainda no primeiro piso estarão concentrados bancos, Correios, farmácias e uma biblioteca. A Rua terá estacionamento coberto com 50 vagas. Os serviços municipais ficarão no segundo pavimento, devidamente identificados, mas num espaço único, sem divisórias para facilitar a circulação dos procedimentos.

No mesmo andar será construído o auditório para reuniões da comunidade e uma estrutura especial para a Secretaria Municipal de Saúde. Serviços como carteira de trabalho, Agência do Trabalhador, Copel, Sanepar também serão dispostos no segundo pavimento. “É nesse ambiente que se dará a relação direta do cidadão com a Prefeitura e com os demais serviços públicos”, explica a assessora de projetos do IPPUC, Célia Bim.

O terceiro piso será destinado a atendimentos mais reservados como o Conselho Tutelar. No mesmo andar ficarão ainda as salas para cursos da Fundação Cultural de Curitiba e um auditório de apresentações culturais. A setorização dos espaços permitirá isolar os ambientes para eventos em diferentes turnos. Caso seja necessário usar apenas a sala de reuniões à noite, por exemplo, não é preciso que os demais ambientes da Rua da Cidadania fiquem abertos. O mesmo acontece como o auditório de apresentações e com a quadra coberta.

Assim como nas outras oito Ruas da Cidadania de Curitiba (Boa Vista, Matriz, Santa Felicidade, Pinheirinho, Fazendinha/Portão, Boqueirão, Bairro Novo e CIC), a do Cajuru será uma espécie de subprefeitura, que coordenará a atuação de Secretarias e outros órgãos municipais nos bairros de abrangência da administração: Uberaba, Guabirotuba, Cajuru, Capão da Imbuia e Jardim das Américas.

Na Rua da Cidadania o cidadão encontra serviços prestados por Núcleos das diversas Secretarias Municipais, URBS, FAS – Fundação de Ação Social, FCC – Fundação Cultural de Curitiba e outros órgãos integrantes da Administração Indireta, como também serviços prestados nas esferas Estadual e Federal.

Rua da Cidadania Cajuru
Investimento: R$ 11 milhões (BID)
Prédio de 11 mil m² com 3 pavimentos e praça de convivência
Local: Entre as ruas Professor Nivaldo Braga, Pandiá Calógeras, Professora Olga Balster e avenida Prefeito Maurício Fruet. Perto do Terminal Capão da Imbuia
Bairros de abrangência: Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Guabirotuba, Cajuru e Uberaba.
População da Regional: 111 mil de habitantes

Fonte: Bem Paraná

Compartilhe

Use os ícones flutuantes na borda lateral esquerda desta página

Siga-nos!

[et_social_follow icon_style="flip" icon_shape="circle" icons_location="top" col_number="auto" outer_color="dark" network_names="true"]

Envolva-se em nosso conteúdo, seus comentários são bem-vindos!

7

0 comentários

Enviar um comentário

Artigos relacionados

" });